post-title Criança celíaca http://i0.wp.com/www.drdiegobiella.com.br/wp-content/uploads/2016/04/mão-na-boca.jpg?fit=400%2C601 2016-04-11 13:05:42 yes no Postado por

Criança celíaca

Os sintomas de doença celíaca se manifestam de uma forma diferente em cada criança. Por isso sempre é conveniente consultar o médico. É muito difícil estabelecer um quadro da sintomatologia da doença celíaca, já que a doença afeta as pessoas de formas distintas. Algumas pessoas podem desenvolver a doença celíaca na infância e outros não […]

Postado por

Os sintomas de doença celíaca se manifestam de uma forma diferente em cada criança. Por isso sempre é conveniente consultar o médico. É muito difícil estabelecer um quadro da sintomatologia da doença celíaca, já que a doença afeta as pessoas de formas distintas.

Algumas pessoas podem desenvolver a doença celíaca na infância e outros não a experimentam até a idade adulta. Suas manifestações clínicas e funcionais são muito variáveis e por isso uma pessoa aparentemente sadia pode sofrer dessa enfermidade sem sabê-lo.

O que indica que uma criança é celíaca

Sintomas da doença celíaca nas crianças
Os sintomas da doença celíaca também se diferenciam quanto ao que sente a criança. No início da doença, alguns podem ter constantes diarréias e dores abdominais, enquanto outros só apresentam irritabilidade, ansiedade ou depressão. E há aqueles também que só a detectam quando a doença se manifesta por uma intensa tensão emocional, quando necessita de uma cirurgia, ou quando sofre de uma lesão física ou uma infecção.

Em todo caso, a doença celíaca pode provocar sintomas como diarréia, flatulência excessiva, cansaço, perda de peso, e durante a infância, pode-se notar um atraso no crescimento nas crianças. Ainda que cada pessoa pode experimentar os sintomas de uma forma distinta.

Sintomas mais comuns da criança celíaca:

Boy covering mouth with hands

Boy covering mouth with hands

– Diarréia crônica ou prisão de ventre

– Perda de apetite, apesar de sentir fome

– Gases e cólicas intestinais

– Fezes mal cheirosas e pálidas

– Atraso no crescimento

– Fadiga, fraqueza e falta de energia

– Anemia

– Repetidas dores abdominais

– Inchaço abdominal

– Anemia inexplicável

– Cãibras musculares

– Dores nos ossos e articulações

– Sensação de formigamento e adormecimento das pernas

– Erupção dolorosa na pele

– Osteoporose

– Infertilidade

– Defeitos no esmalte dental

Sinais da doença celíaca nas crianças

É importante ressaltar que esses sintomas podem ser causados também por outros tipos de doenças. Para confirmar uma possível doença celíaca, é necessário realizar métodos diagnósticos mais profundos. Por isso, sempre consulte seu médico para o diagnóstico.

Os sintomas também variam segundo a idade. Em crianças, por exemplo, pode-se começar a detectar a intolerância ao glúten, quando se introduz a papinha na sua alimentação. As crianças podem ficar mais irritáveis, e se pode notar uma perda de peso e no tamanho. Normalmente, apresentam braços e pernas finas e uma barriga mais volumosa.

 

Fonte:br.guiainfantil.com

Deixo as formalidades de lado e me apresento em algumas palavras:

Sou Diego Biella, ainda criança depois de sonhar em ser jogador de futebol, aliás como todo menino, resolvi que seria médico. Me formei na Universidade de Alfenas e logo me encantei pelos choros, risos e pela dificuldade de uma consulta pediátrica. Quando a criança está doente mas não sabe falar o que sente, a febre aparece sem nenhum outro sintoma e após um tratamento bem sucedido o sorriso sincero e inocente, pra mim é a melhor das recompensas.

Cometários