post-title Dor de garganta na infância http://i0.wp.com/www.drdiegobiella.com.br/wp-content/uploads/2016/04/dor-de-garganta-710x400.jpg?fit=710%2C400 2016-04-26 13:45:15 yes no Postado por

Dor de garganta na infância

A maioria das faringoamigdalites (inflamação da garganta) são causadas por vírus, as demais são de origem bacterianas. Estas de causas bacterianas acometem com maior freqüência crianças maiores de 3 anos de idade. As inflamações de garganta mais comuns causadas pelas bactérias são as estreptocócicas, e exigem tratamento com antibióticos para abreviar o tempo de evolução […]

As inflamações de garganta mais comuns causadas pelas bactérias são as estreptocócicas, e exigem tratamento com antibióticos para abreviar o tempo de evolução da doença e evitar outras complicações.
Sintomas:
Em toda criança com dor de garganta, febre e dor para engolir.
Para fazer o tratamento adequado, o pediatra da criança irá distinguir se a dor de garganta é de origem viral ou bacteriana.
Diferença entre as dores de garganta causadas por vírus e bactérias:
Sinais que sugerem que a dor de garganta é de causa bacteriana:
– Acomete mais crianças com mais de 3 anos de idade, sendo o pico com 8 a 12 anos.
– Febre alta, podendo passar de 39ºC;
– Inicio é mais abrupto e rápido;
– A crianças estará mais quietinha, prostrada mesmo se estiver sem febre. Quanto mais prostrada a criança maior a chance da causa da inflamação de garganta ser devido a bactéria;
– A dor de garganta não vem acompanhada de sintomas de gripe;
– A dor de garganta é forte e pode dificultar a deglutição e alterar a voz;
– O médico irá examinar a garganta da criança e irá detectar que a garganta está vermelha, com as amígdalas aumentadas, um lado maior que o outro e vermelha, podendo ser encontrado pontos ou placas branco na garganta. Este é o dado clínico isolado mais importante para fazer o diagnóstico.
– A criança pode ter mau hálito, náusea, vômitos e dor na barriga.
Sinais que sugerem que a dor de garganta é de causa viral:
– Pode surgir em qualquer idade, nos menores de 3 anos de idade representam 90% dos casos;
– A criança não fica prostrada e quieta nos períodos de febre;
– O inicio é mais lento;
– Geralmente a dor de garganta vem acompanhada de gripe, apresentando tosse, rouquidão, irritação dos olhos, secreção do nariz;
– A dor de garganta poderá ser leve ou mais forte;
– O médio examinará a garganta da criança e irá notar um aumento da amígdala  e vermelhidão, porém, menos intenso do que nas causas bacterianas.
Tratamentos:
Dor de garganta de causa viral:
Deve ser dado a criança bastante líquido, remédios para a dor e febre conforme a necessidade.
Gargarejos com soro fisiológico morno pode aliviar a dor de garganta;
Pastilhas com antissépticos e anestésicos tópicos, populares em nosso meio, deverão ser evitadas, pois alteram a flora local da garganta (que é o fator de defesa contra a bateria) e pode levar o paciente a retardar a busca de assistência, atrasando o tratamento adequado de amigdalites bacterianas.
Dor de garganta de causa bacteriana:
O tratamento da dor de garganta de causa bacteriana deverá ser feito com antibiótico.
É recomendável que o tratamento com antibiótico seja mantido por 10 dias, para evitar que a criança continue sendo portadora da bactéria e a infecção se repita em pouco tempo.
O antibiótico deverá cobrir a bactéria chamada estreptococos. São tipos de antibióticos que podem ser usados:
Penicilina V;dor-de-garganta-710x400
Amoxicilina;