post-title O que é assadura em bebê? http://i2.wp.com/www.drdiegobiella.com.br/wp-content/uploads/2016/05/assadura.jpg?fit=564%2C376 2016-05-17 13:24:12 yes no Postado por

O que é assadura em bebê?

É uma reação da pele muito comum em bebês, entretanto, também pode acometer pessoas mais velhas, neste caso os fatores são bastante variados. A assadura deixa a região vermelha, dolorida e sensível. Em bebês a inflamação é provocada especialmente devido ao contato da pele com substâncias químicas e com enzimas presentes na urina e nas […]

Em bebês a inflamação é provocada especialmente devido ao contato da pele com substâncias químicas e com enzimas presentes na urina e nas fezes. O uso da fralda faz com que esta mistura tóxica fique por horas junto ao bumbum, deixando a região vulnerável a infecções fúngicas e bacterianas. Além disto, o próprio contato da fralda com a pele lisa do bebê pode provocar assaduras.

Esta condição é comum de ocorrer, entretanto, estudos demonstram que a idade mais propícia para o transtorno são os primeiros nove meses da criança. A prevenção é simples e o tratamento também. Todas as mães devem levar seus filhos ao pediatra quando os sinais forem notados. É importante excluir a possibilidade de uma infecção grave.

assadura

Agente causador

Quando ocorre em bebês pode ser devido ao atrito entre a pele lisa e delicada com o material da fralda, devido ao uso de antibióticos, ao excesso de calor, ao uso de sabonetes e lenços umedecidos, os quais podem provocar alergias, desidratação e diarréia, por exemplo.

A diarréia o deixa em contato com as fezes e com a urina de forma mais agressiva. Esta complicação pode ter sido provocada devido a mudanças nos hábitos alimentares tanto do bebê quando da mãe, quando ainda for lactante. Portanto, é importante ficar atento a alimentos alérgicos e a alimentos que provoquem diarreia no bebê.

Como se descobre a doença? (diagnóstico)

As assaduras por contato costumam gerar áreas vermelhas, inchadas e algumas ulcerações específicas. Quando a vermelhidão é muito prolongada, mesmo após o tratamento, deve-se suspeitar de uma infecção fúngica. Nestes casos é comum a criança chorar ao urinar e ao trocar as fezes, já que a irritação é mais dolorida. Assaduras provocadas por infecções bacterianas surgem junto de quadros de febre e ínguas.

De acordo com o quadro clínico, o histórico do paciente e outros exames laboratoriais, pode-se chegar à certeza do diagnóstico. Mesmo sendo comum em bebês, a assadura precisa ser avaliada por um profissional, para que outras complicações sejam excluídas.

Sintomas

Estes tendem a variar um pouco dependendo do agente causador. Conforme mencionado acima, assaduras por contato são mais vermelhas e podem provocar ulcerações específicas. Já as provocadas por fungos tendem a ser mais doloridas e deixam a pele macia e brilhante. As que possuem relação com infecções bacterianas vêm associadas à febre, drenagem e ínguas. Portanto, de forma geral, as assaduras são caracterizadas por:

• Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor;
  • Ulceração;
  • Irritação local.

Em bebês os locais mais acometidos são o bumbum e a virilha, podendo também ocorrer em outras dobras pelo corpo devido ao uso de muita roupa, por exemplo.

Prevenção

Simples medidas podem ser tomadas com o intuito de se prevenir uma assadura.  Algumas das mais importantes são:

• Manter a pele arejada;
  • Trocar as fraldas no instante em que esta sujar;
  • Dar preferência a fraldas de pano, pois irritam menos a pele do que as descartáveis;
  • Prestar atenção ao utilizar lenços umedecidos no bumbum do nenê, pois podem causar alergias;
  • Limpar com cuidado a pele a cada troca de fraldas;
  • Utilizar somente sabonetes neutros;
  • Ingerir bastante água;
  • Após o banho secar bem cada parte do corpo e cada dobrinha;
  • Tomar atenção a alimentos fortes e que possam causar alergias;
  • Aplicar pomadas específicas que protegem a pele das substâncias químicas presentes nas fezes e nas urinas.

como-evitar-assaduras

Tratamento

Cremes de barreira precisam ser empregados de forma a evitar o contato da pele com substâncias tóxicas. Antifúngicos específicos serão prescritos caso a assadura possua origem fúngica. Infecções bacterianas costumam ser tratadas com o uso de pomadas tópicas. Em situações mais severas, antibióticos podem ser administrados.

Medidas fitoterápicas também costumam ser utilizadas, como infusões de ervas e banhos especiais. Entretanto, é basicamente através do uso de pomadas e géis que as assaduras são tratadas. A grande maioria dos casos possui prognóstico positivo em poucos dias. As provocadas por fungos podem demorar um pouco mais para resultarem em algo satisfatório, o que geralmente tende a acontecer.

Apesar de algo muito comum em bebês, é importante que um pediatra avalie com cuidado cada irritação ou inchaço, pois pode ser sintoma de algo mais preocupante. Diante de qualquer sintoma não deixe de procurar por um médico, somente ele poderá indicar a causa do problema e as providências a serem tomadas.

Fonte: www.saudemedicina.com