post-title Brincadeiras para estimular a visão das crianças de 3 a 5 anos http://i1.wp.com/www.drdiegobiella.com.br/wp-content/uploads/2017/04/bebe-menino-oculos.jpg?fit=1000%2C654 2017-04-20 13:18:15 yes no Postado por

Brincadeiras para estimular a visão das crianças de 3 a 5 anos

Atividades de estimulação visual das crianças O desenvolvimento visual das crianças entre os 3 e 5 anos já está quase completo. Durante esta etapa se fortalece a musculatura dos olhos até conseguir que ambos os olhos trabalhem de forma conjunta, coordenada e precisa para poder começar com a etapa da leitura e da escrita. Aqui […]

Postado por

Atividades de estimulação visual das crianças

O desenvolvimento visual das crianças entre os 3 e 5 anos já está quase completo. Durante esta etapa se fortalece a musculatura dos olhos até conseguir que ambos os olhos trabalhem de forma conjunta, coordenada e precisa para poder começar com a etapa da leitura e da escrita.

Aqui estão alguns conselhos simples e atividades que você poderá realizar em casa para favorecer esse desenvolvimento e potencializar o correto funcionamento da visão das crianças.

Brincadeiras para ajudar as crianças a estimular sua visão:

brincadeiras-para-estimular-a-visão-crianças A

1 – É importante trabalhar a coordenação olho – mão e a motricidade fina. O ideal para melhorar estas duas habilidades são atividades como desenhar, colorir, massa de modelar, fazer pulseiras com miçangas…

2 – Os pais podem colocar a criança no colo e ler contos. Dessa maneira irão associando imagens aos textos e irão trabalhando a memória visual.

3 – Podemos utilizar exemplos, como encher um copo de água até a boca e outro com pouca água para praticar os conceitos contrários como: muito e pouco, cheio e vazio, tudo e nada, aberto e fechado…

4 – É conveniente que a criança vá adquirindo hábitos de autonomia na hora de se vestir e que ela mesma possa abotoar sua camisa ou dar um laço no seu tênis.

5 – Possam ordenar objetos por tamanhos e cores para reforçar a discriminação visual.

Nessa idade existem inúmeros brinquedos e jogos para trabalhar as habilidades visuais e a percepção visual e todas elas são dirigidas a favorecer a boa saúde visual das crianças.

Fonte: 

guia infantil.com.br

Teresa Molina e María Valencia

ISAVI, Instituto de Salud Visual

Deixo as formalidades de lado e me apresento em algumas palavras:

Sou Diego Biella, ainda criança depois de sonhar em ser jogador de futebol, aliás como todo menino, resolvi que seria médico. Me formei na Universidade de Alfenas e logo me encantei pelos choros, risos e pela dificuldade de uma consulta pediátrica. Quando a criança está doente mas não sabe falar o que sente, a febre aparece sem nenhum outro sintoma e após um tratamento bem sucedido o sorriso sincero e inocente, pra mim é a melhor das recompensas.

Cometários